Neymar treina com bola e dá passo importante para reforçar o Brasil nas oitavas

Neste sábado (3), Neymar voltou a treinar com bola no campo pela primeira vez desde sua lesão na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, ocorrida há dez dias. A lesão no tornozelo direito o afastou das últimas duas partidas contra Suíça e Camarões. Demonstrando descontração, o jogador calçou as chuteiras e participou de parte do treinamento no Estádio Grand Hamad, aumentando as expectativas sobre seu retorno para as oitavas de final contra a Coreia do Sul, marcadas para segunda-feira (5), no Estádio 974.

As imagens divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mostram o atacante sorrindo e de bom humor. Ele se envolveu no aquecimento, na roda de bobinho e posteriormente realizou trabalhos separados do restante dos atletas. O vídeo o mostra finalizando a gol com ambos os pés, expressando alegria ao acertar o alvo desprovido de goleiro.

A presença de Neymar no campo, iniciando a fase de transição, indica uma melhoria em seu tratamento e a ausência de dores no tornozelo direito, que anteriormente estava bastante inchado. No entanto, seu retorno ainda é tratado com cautela pelos profissionais médicos.

Embora calçar as chuteiras e realizar trabalhos com bola no campo represente um progresso significativo no processo de recuperação, não há garantia de que Neymar estará em campo contra a Coreia do Sul.

Apesar de não apresentar dificuldades para correr ou chutar a bola, a presença do jogador na partida de segunda-feira ainda é incerta, uma vez que ele ficou nove dias sem participar de treinamentos no campo e agora está passando pela fase de transição para retornar ao jogo.

Em condições normais, apenas dois dias de treinamento com bola após mais de uma semana em tratamento fisioterapêutico por uma lesão ligamentar não seriam suficientes para permitir a participação de um atleta em campo. No entanto, tanto a Seleção Brasileira quanto Neymar consideram a possibilidade de sua atuação em caso de necessidade extrema, afinal, trata-se da Copa do Mundo.

Dessa forma, a tendência é que Neymar seja ao menos relacionado para o jogo contra a Coreia do Sul. Ele provavelmente começaria a partida no banco e só entraria em campo em caso de extrema necessidade.

Seguindo a prática adotada desde o início da Copa do Mundo, Tite fechou o treino da antevéspera do jogo. Danilo, em estágio mais avançado na recuperação da lesão no tornozelo esquerdo, participou de todo o treinamento com os demais jogadores. Por outro lado, Alex Sandro permaneceu no hotel da Seleção Brasileira realizando exercícios fisioterapêuticos, sendo improvável sua presença no confronto contra os sul-coreanos. Assim, Tite precisará improvisar um jogador na lateral esquerda, uma vez que Alex Telles está fora da Copa do Mundo devido à ruptura do ligamento lateral do joelho direito, assim como o atacante Gabriel Jesus.